19 de julho de 2011

Hello, Goodbye...

Hello Canon 400 mm f/5.6. Goodbye Canon 100-400mm f/4.5-5.6.
Foi uma decisão pensada, e espero que acertada. Em regra utilizava o 100-400 na sua distância focal máxima. A aposta foi na qualidade de imagem, mas tenho a certeza de que vou sentir muito a falta do IS. As fotografias "de salto", obtidas a partir da janela do carro, vão ser mais difíceis e requererão equipamento de apoio adequado. Veremos...

A primeira jornada foi hoje, na Serra da Gardunha. Estou farto de dizer que já lá não volto este Verão, mas surgem sempre novidades que me fazem subir e descer aqueles caminhos pedregosos e poeirentos um ror de vezes.
Pela manhã, no fundo do abrigo, encolhia-me e batia o dente com o vento gélido a acossar-me. Prestes a desistir, já tinha desmontado os "sons e tons" quando o vento amainou e a temperatura se tornou tolerável.

Voltando à carga, aguardava as toutinegras carrasqueiras que costumam habitar aquele recanto. Mais uma vez me desiludiram. Valeram os pinheiros próximos que hoje albergaram um casal de gaios, e a família de papa-amoras que costuma pousar por aqueles pauzinhos e moitas.

Seguem-se alguns dos resultados da jornada. Sinto-me vaidoso com a fotografia do Papa-amoras. Até fica mal rodeada pelas outras. Mas pronto! Esperemos que de quando em quando saia mais uma destas.



Serra da Gardunha
(19 de Julho de 2011)




Gaio - Eurasian Jay
Garrulus glandarius




Papa amoras comum - Common Whitethroat
Sylvia communis




Cartaxo comum [Juvenil] - European Stonechat
Saxicola rubicola

4 comentários:

Reinaldo Cruz disse...

Espero que a nova objectiva lhe permita tirar muitas fotos como esta do papa-amoras. Está óptimo. Boa definição, luz e um fundo a condizer.
Parabéns. Reinaldo Cruz

JR disse...

Obrigado Reinaldo Cruz.
Irei precisar de um período de adaptação. As objectivas são diferentes e espero que o "keep it simple" prevaleça.

Saudações,
João Romãozinho

Anónimo disse...

E tem duplamente razão: a gardunha é um sítio muito bom para aves e a foto do Papa-amoras ficou um estalo, o que se chama um fotão, mesmo como deve ser.

Joaquim Antunes

JR disse...

Obrigado Joaquim.
Se tudo correr bem tenciono brevemente voltar a sentir todos aqueles calhaus debaixo das rodas da viatura. :-)